top of page
Logo_ph.png

famalicão

habitar

O Habitar é uma estrutura dinamizada por uma associação sem fins lucrativos, que faz de correia de transmissão entre as pessoas comuns e as entidades públicas. Trabalhamos com inquilinos, proprietários e profissionais da construção possam usar as ferramentas públicas disponíveis, e alertamos as instituições públicas das dificuldades que identificamos para as implementar. Tentamos, a partir da proximidade e da simplicidade, passar das práticas concretas à definição de políticas mais eficazes, sustentáveis no tempo a acessíveis a uma maioria.

Quem somos?

Porque existimos?

O acesso a uma habitação que facilite uma vida condigna é um direito cuja concretização é tudo menos fácil. Todos aqueles que tenham tentado aceder ou criar uma habitação adequada a custo justo ter-se-ão apercebido da dificuldade técnica, dos entraves burocráticos ou das dificuldades para aceder a um financiamento. Embora o problema seja comum a todos, cada pessoa ou instituição lê e expressa-o em linguagens diferentes, e, às vezes, uns e outros acabam por não se entender.

Como atuamos?

Após quatro anos de existência, o Habitar está a concretizar os seus primeiros projectos, a reabilitação de duas habitações a preços acessíveis no Porto, e já contribuiu para a criação de estruturas de apoio a inquilinos e proprietários mais robustas, como na caso das ilhas do Porto. Neste momento, o Habitar aglutina uma rede ampla de parceiros que, do ensino à saúde pública, está empenhada em democratizar a habitação para aproximá-la às reais necessidades das pessoas. 

Tens uma ideia para partilhar?

Gostavas de dar alguma sugestão?

 

Entra em contacto!

Contactos

bottom of page