top of page
Logo_HabitarFamalicão_verde.png

O que é a estratégia?

1. Diagnóstico de carências

2. Encontrar soluções habitacionais para o município

3. Aceder a financiamento para colmatar as necessidades

Preencha o inquérito para que possamos ficar a conhecer a sua situação. O seu contributo é imprescindível para que as respostas habitacionais sejam adequadas à realidade.

Fique a conhecer o trabalho desenvolvido até hoje e saiba mais sobre os níveis de participação no município e em cada freguesia. Diga-nos como fazer melhor.

Como se elabora uma ELH?

Quais são os conteúdos de uma ELH?

O IHRU responde, no seu site, com a descrição de um conjunto de etapas:

 

          1.“Conhecer as necessidades habitacionais”, onde se recomenda complementar os levantamentos existentes com “outros instrumentos de recolha e análise de informação mais orientados para conhecer um grupo, uma carência ou um território em específico”.

 

          2. “Projetar um “futuro desejado”, que visa a “construção de uma imagem partilhada pelos vários atores do que se pretende alcançar, expressa em objetivos e metas quantitativas, que incentive o foco nos resultados e facilite o foco nos resultados e facilite o trabalho em equipa e a co-responsabilização”.

 

          3. “Planear e monitorizar a intervenção pública no âmbito da política de habitação”, delineando “um plano de ação que identifique as ações/soluções habitacionais necessárias para atingir os objetivos e metas definidos, em função das prioridades e dos recursos (...) e coerente com outras políticas setoriais”

 

          4. “Comunicar com os cidadãos, o 3º setor e outros atores”, reforçando que “a divulgação dos documentos elaborados durante o processo (...) e a criação de plataformas e fóruns de debate contribuem para a construção de compromissos (...) e para a identificação de diferentes soluções alternativas para os mesmos problemas.

Operações a promover

Em função do tipo de promotor, existe:

          - Apoio às obras: o programa tem duas características relevantes. A primeira, a existência de apoio a fundo perdido para operações de reabilitação, compra e construção de raiz. A segunda, a prioridade orçamental dada à reabilitação.

          - Apoio ao arrendamento: algumas das entidades beneficiárias, mesmo aquelas que estejam a promover programas de subsídio à renda e desejem continuar a fazê-lo, podem solicitar financiamento para arrendar imóveis no mercado e subarrendar aos destinatários do programa por um valor inferior.

bottom of page