Logo_HabitarFamalicão_verde.png

Estratégia Local de Habitação

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o apoio da FAUP e do Programa Habitar, está a desenvolver a Estratégia Local de Habitação (ELH), que visa identificar os problemas habitacionais do Município e mobilizar financiamento público para os resolver.
Participe e ajude a tornar a imagem do município mais real!
DSC_3905.JPG
 
Explore cada um dos pontos em que organizamos o trabalho em curso:

(para ver mais pode clicar ou fazer scroll)

 

Um problema comum a vários municípios

1

Os dados públicos disponíveis no Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que, cada vez mais, os valores das rendas são incomportáveis para uma grande parte das famílias. 

Percentagem de rendimento gasta com a renda da casa

Se passar o cursor por cada município, poderá ver que a percentagem de rendimento utilizada para pagar a renda ultrapassa sempre os 35% recomendados pela Nova Geração de Políticas de Habitação.

 

Construir a solução de maneira participada

2

No caso de Famalicão os dados existentes não são suficientes para compreender o problema a que o Município quer dar resposta. Para garantir que todos tenham lugar na ELH, é necessário envolver a população e as entidades, públicas e privadas, na elaboração de um diagnóstico conjunto e compartilhado.

Para elaborar o diagnóstico, estão a ser utilizados dois inquéritos:

          - um inquérito online (clique aqui para preencher)

          - um inquérito em papel (já está disponível nas Juntas de Freguesia e no Departamento de Ação Social)

Os dados representados em todos os gráficos e mapas deste site dizem respeito aos inquéritos em curso, pelo que a imagem vai mudar ao longo do tempo, em função do grau de envolvimento de cidadãos e entidades.
A fotografia final dependerá, em grande medida, das informações que os interessados nos fornecerem.
Preencha já o inquérito e ajude a tornar a imagem do município mais real!

Fontes de informação mobilizadas

Se passar o cursor sobre o gráfico pode ficar a saber quais as fontes de informação mobilizadas para o diagnóstico

Distribuição territorial da informação mobilizada

No mapa em baixo pode ver os pontos (que representam agregados ou edificado) que deverão ser tidos em conta durante a elaboração da Estratégia Local de Habitação. Participe para que possamos considerar a sua situação. Preencha agora o inquérito online!

Se passar o cursor sobre cada ponto no mapa, pode ficar a conhecer o método de levantamento que vamos usar em cada um. As cores distinguem as fontes da informação mobilizada.

Estes casos e outros que encontremos com o continuar do trabalho, serão analisados com um levantamento mais rigoroso de cada situação, entrando em contacto com os agregados sinalizados para aprofundar o levantamento, ao mesmo tempo que continuaremos atentos a outros potenciais candidatos que precisem de apoio. 

 

Precisamos de ir mais longe

3

O Levantamento Nacional das Necessidades de Realojamento Habitacional do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), identificou, em 2017, a existência de 17 agregados em situação de precariedade habitacional.

O nosso levantamento já permitiu identificar 177 casos com indícios de dificuldades no acesso a uma habitação condigna.

As respostas que tivemos até agora resultaram num diagnóstico transposto nos mapas e gráficos que pode consultar em baixo. Os valores obtidos dizem respeito a várias temas e problemáticas relacionadas com a habitação e família das pessoas que participaram nos inquéritos e que nos permitirão saber que público-alvo devemos atender com maior urgência e que respostas serão necessárias em cada caso.

Distribuição territorial da informação mobilizada

Se passar o cursos no mapa em baixo, pode ver o número de inquéritos recolhidos em cada Freguesia, bem como os rendimentos e rendas médias em cada uma delas.

Para aproximar a informação que temos da realidade, a sua participação é essencial. Preencha agora o inquérito online!

As informações obtidas permitem-nos identificar mais facilmente os problemas que devemos resolver.

Tipo de habitação e rendimento médio por freguesia

Clique no círculo em baixo para ver as freguesias e volte a clicar em cada uma delas para ficar a saber qual o tipo de habitação mais recorrente aí e qual o rendimento médio de quem vive nas diferentes tipologias.

Para aproximar a informação que temos da realidade, a sua participação é essencial. Preencha agora o inquérito online!

Presença de humidade por tipo de habitação

Se passar o cursor no gráfico em baixo pode ficar a saber em que tipologias se dá, com mais frequência, o apodrecimento de partes da habitação devido a humidades.

Para aproximar a informação que temos da realidade, a sua participação é essencial. Preencha agora o inquérito online!

 

Participe!

4

Temos ainda alguns desafios. As informações obtidas referem-se maioritariamente à população acompanhada pelos serviços municipais. Mas para diversificar o leque de soluções precisamos do seu contributo. 

A ELH não vai ficar completa sem a sua ajuda! 

Se nos quiser ajudar a aproximar a imagem da realidade do Município preencha o inquérito online. Se for inquilino ou proprietário com situação habitacional precária, ou se tiver alguma habitação que gostasse de reabilitar para fins de aluguer, entre em contacto com o Gabinete Local para ficar sinalizado na estratégia e/ou para conhecer as condições e vantagens dos programas públicos de financiamento.

Não deixe de participar e de partilhar este link com os seus amigos e conhecidos.

O seu Município agradece!

O seu contributo é essencial para melhorar as nossas respostas!

Clique aqui para preencher agora o inquérito online!

inquerito.png